EXPOSIÇÕES

Exposição Geral de Cães de Todas as Raças!!! Nome pomposo! Não deixa de ser uma bonita festa, para quem ganha. Mas o grande problema que eu vejo, é que nem sempre “quem ganha” é o melhor! Os julgamentos dos cães são feitos por árbitros que julgam todas as raças. Quantas raças existem? Centenas!!! Então, quem, em sã consciência, consegue conhecer o padrão de todas as raças? Logicamente que este julgamento se torna superficial, totalmente subjetivo e entra o gosto pessoal de cada árbitro, a respeito de suas afinidades com esta ou aquela raça.

Sambucan Exposição

Exposição - Labs - Análise da Classe Quando, o pior de tudo, entra em jogo a afinidade do árbitro com quem apresenta o cão. É … infelizmente isto é verdade, pois senti na minha pele e na dos meus cães, durante estes 20 anos que freqüento as exposições de beleza caninas. Mas não deixei de participar, com a esperança de que algum dia isto se modifique, pois de qualquer forma, também possuo exemplares excelentes, de minha propriedade ou de clientes, para podermos “brincar” um pouco nas pistas de beleza!
Mas, o que é uma exposição? Pois muitas vezes, enquanto aguardo o momento da entrada dos meus cães em pista para serem julgados, ouço a conversa do público que não sabe ou não entende o que está acontecendo! E realmente não existe no local da exposição alguém ou alguma coisa para poder esclarecer o público. Ele simplesmente assiste, sem saber o que está acontecendo, achando os cães bonitos, diferentes, exóticos, peludos,… Pré Pista

Análise da Estrutura

A Cinofilia (oficial) brasileira, está assim esquematizada: A CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), entidade máxima, com sede no Rio de Janeiro, está filiada à FCI ( Federação Cinológica Internacional), com sede na Bélgica, onde quase todos os países do mundo são filiados, portanto, seguindo determinadas regras básicas e cada país tem as suas especiais. Então, no Brasil, cada estado possui uma Federação, que coordena os trabalhos dos “Kennel Clubes”, que tem sede então em cidades com bom número de criadores e associados. São os “Kennel Clubes” que promovem normalmente, as exposições caninas.
As centenas de raças estão divididas em 10 grupos. Estes grupos poderiam ser diferentes, mas o que alegam é que, desta forma, estas raças caninas são mais parecidas em suas características principais. Então (alguns exemplos das raças dos grupos):
Grupo 1 – cães pastores e boiadeiros, exceto os Suíços
Grupo 2 – cães do tipo Pinscher e Schnauzer. Molossos e Boiadeiros Suíços
Grupo 3 – Terriers
Grupo 4 – Dachshund ( hoje também conhecidos como Teckel)
Grupo 5 – Cães do tipo Spitz e Primitivo
Grupo 6 – Cães do tipo Sabujo e Rastreadores
Grupo 7 – Cães de Aponte
Grupo 8 – Cães Levantadores, Retrievers e de Água
Grupo 9 – Cães de Companhia
Grupo 10 – Galgos e Raças Assemelhadas
Movimentação Lateral
Movimentação Frontal
Paralelamente, e normalmente para cães com mais de 15 meses, existem as competições para outros títulos promocionais, como: Campeão Panamericano, Campeão Internacional (que é o único título com reconhecimento mundial), Grande Vencedor Nacional, … cada um com suas regras para serem conquistados.O que observei também durante todos estes anos, é que um cão de uma raça com poucos exemplares, tem mais chance de conquistar títulos. É uma ironia!

Estou falando das desvantagens, pois gostaria muito que todo este processo de conquista de títulos dos cães, fosse mais justo!!! Dia a dia participo menos destes eventos, mas ainda tenho a obrigação com meus cães, com a criação e com os futuros proprietários de meus cães, que têm o direito a informações corretas da qualidade que estamos procurando dentro das raças que estou criando.

Em breve, mais dicas e informações sobre este assunto tão polêmico!!!

Sandra Buncana de Camis